Somos Templo do Espirito Santo

·

"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).

   A palavra templo muitas vezes, acredito eu na maioria das vezes, é interpretada como sendo um salão ou um lugar com quatro paredes separado para a realização do culto de celebração ao senhor. De certa forma nao está errado,
pois a Biblia nos fala de dois tipos de templo, o primeiro é o templo que todos conhecemos, aquele feito com paredes, colunas de concreto etc. Temos o exemplo do templo em que o Rei Salomão construiu, edificando uma casa ao Senhor II Crônicas 2:1 
    O segundo é o "Templo do Espirito". 
    Agora o que é Templo do Espirito?
    A Bíblia nos traz como nós somos templo do espirito. Salomão tinha um desejo em seu coração, de construir uma casa para Deus, uma casa de adoração, um local reservado somente para cultuar o Senhor, um lugar Santo.
    O que é ser templo do espirito santo?
    Você já reparou em um dona de casa, quando ela chega em casa e está tudo bagunçado, ela da um jeito e começa a organizar tudo, coloca tudo no seu devido lugar, limpa a casa para que fique tudo limpo e perfumado, porque isso? Simples! O ser humano tem por natureza o abito de querer estar em sua casa ou um serto lugar onde esteja tudo limpo e confortavel, quão bom é estar em nossa casa tudo limpinho, respirando um ar puro gostoso não é?
   Da mesma forma, o Espirito Santo de Deus procura uma casa limpinha, onde possa descarçar e repousar, ser templo do espirito é a cada dia estar em comunhão com Deus, louvando o nome dele acima de tudo, não deixando se manchar pelo pecado e as coisas do mundo, mas sempre buscando santidade, pois o senhor é santo.
   Para sermos verdadeiros templos do Espirito de Santo devemos observar alguns pontos:


1º Ter cuidado com nossas atitudes.
Essas atitudes a qual menciono, vai desde comportamento entre família e amigos, até mesmo na rua, no trabalho ou onde estivermos, mantermos uma conduta de verdadeiros Cristãos, perante a sociedade, respeitando ao próximo, amando uns aos outros como Jesus nos ensinou, devemos dar o exemplo, viver aquilo que pregamos, viver como evangelho nos ensina, ou seja devemos fazer a diferença neste mundo. mas como?


A- Devemos ter cuidado com o que vemos - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt 6.22).
devemos vigiar o que vemos, se olharmos aquilo que edifica, nosso corpo também será edificado, e saudável.
   "Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mt 6.23).
   Agora se os nossos olhos olham o que não edifica, nosso corpo se contaminará, e ficará frágil ao nosso adversário e poderá cair em pecado. Devemos vigiar pois como nova criatura temos a mente de Cristo, e poderá ser contaminada se não andarmos em vigilância.


B- Cuidado com o que ouvimos: A palavra de Deus diz que "A fé vem pelo ouvir..." (Rm 10:17)
Tudo que ouvimos no dia-a-dia é guardado por nossa mente, opiniões, duvidas, e questões muitas vezes surgem nossa mente, portanto aquilo que ouvimos, é que forma opiniões em nossa mente, e muitas vezes cremos no que ouvimos, a palavra diz que a fé vem pelo ouvir, mas ouvir o que? "ouvir a palavra de Deus".
   Lembre-se aquilo que vemos e ouvimos muitas vezes torna aquilo que somos, portanto se vemos e ouvimos o que edifica seremos edificados, mas se vemos e ouvimos o que não edifica então de nada será proveitoso.


C- Cuidado com o que falamos:  - "A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6)
Devemos ser equilibrados ao falar, nossas palavras devem ser agradáveis aos que ouvem, e sejam conduzidas pelo Espirito Santo.


D- Cuidado com o que fazemos: Nossas atitudes forma a nossa imagem revelam quem somos "Sabei isto, meus amados irmãos, mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tg 1.19-22)
   
2º Cuidar da saúde do Corpo.
A- Nossa aparência: nossa aparência a maneira de nos vestir, revela como estamos interiormente, isto é, como está nossa alma, se andarmos relaxadamente estamos desprezando o que Deus criou de forma linda. Portanto, o nosso vestir deve ser nobre, decente, discreto, isento de sedução. Não que devemos ficar comprando roupas e entrar em dividas, seja sensato vestir bem é cuidar de suas vestes, lavar, passar, etc. e vestir vestes decentes, discretas como um bom Cristão, precisamos fugir da aparência do mal, não usando roupas que despertem a sensualidade, cuidando para que o outro não peque (lascívia).


B- Cuidar da higiene do corpo, tomando banho diariamente, manter os cabelos limpos e tratados, escovar sistematicamente os dentes evitando assim o mal hálito. São hábitos externos que demonstram zelo pelo Templo de Deus e também um excelente testemunho como cristão.


C- No combate a obesidade - Precisamos entender que todo peso acima do proporcional ao nosso biotipo nos causa desconforto, cansaço, aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, o que pode acarretar partida para eternidade fora do tempo. É necessário recuperar a auto-estima, vencer os complexos, os traumas, para que o nosso corpo reflita a glória de Deus. Vejamos o que o Ap. Paulo escreveu em 1 Ts 5.23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". (Fonte montesiao.pro.br)


3º Ser exemplo em tudo e todo lugar.
 "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef 5.1, 2).
Fugir das obras da carne (Gl 5.19-21).
Devemos nos espelhar na pessoa de Cristo, e seu exemplo de vida.


4º Ser santos.
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).


Portanto como filhos de Deus devemos nos espelhar na pessoa que ele é, refletindo nossas atitudes, e na sua gloria sendo o exemplo em tudo para a glória de Deus.


Escrito por Jonas da S. Gonçalves.
Fonte da Imagem: http://www.google.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Para que apareça seu nome no comentario selecione um dos perfis abaixo do campo de comentario Ex. Contas do google.
FALE O QUE ESTA EM SUA CABEÇA!

Parceiro

Seja um de Nós!

Mais Lidas